A História da Maquiagem

A Historia da Maquiagem

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Pesquisei por aí e notei que a galera não sabe bem como começou essa história de se maquiar, por isso criei este post. Para esclarecer como tudo começou.

Aqui contarei, brevemente, a história da maquiagem só para saciar a nossa curiosidade. Sim, eu também tenho essa curiosidade!rs Mas caso queira saber mais a fundo sobre o tema sugiro que leia “A História da Maquiagem’ e “Maquiagem e a Sua História Milenar”, ambos de Giulia Lops.

Vou dividir em partes para a leitura não ficar cansativa.

 

1.  A Maquiagem na Pré-História

 

Na pré-história já há indícios da maquiagem, porém, muito utilizada para diferenciar os grupos e seus líderes. Os Cro-magnon, como são chamados, foram os primeiros a demonstrar um interesse em ser diferente e embelezar-se. Utilizavam colores feitos de ossos, roupas feitas de pele de animais e alguns pintavam o corpo.

Aproximadamente 5000 a. C. já utilizavam a pintura corporal e técnicas como tatuagem e escarificação.

escarificação

Foto: divulgação

Com a definição do conceito de beleza e vaidade, por volta de 4000 a. C., a beleza começa a ser mais valorizada. Tendo indícios de que povos como: persas, assírios, e babilônios extraíam da natureza elementos como: o kohl, a hena, o açafrão, a terra vermelha e frutas vermelhas para utilizar como produtos cosméticos. Chegaram a usar elementos tóxicos como o chumbo e o mercúrio, pois não sabiam dos riscos à saúde.

Característica da Maquiagem na Antiguidade:

  •  Olhos escuros e destacados;
  •  Sobrancelhas das mulheres raspadas e dos homens juntas (taturana!!)rs
  •  Bochechas rosadas.
  •  Homens também se maquiavam.

 

2.  A Maquiagem no Egito

 

Homens e mulheres extraiam da natureza elementos para embelezar, hidratar, purificar e proteger a pele do calor. Também pintavam seus rostos por acreditar que a espiritualidade e a aparência estão ligadas. Assim, quanto melhor a aparência, maior a espiritualidade. Possuíam um certo conhecimento do uso de cores, pois as combinavam entre si, para deixar a estética harmoniosa. E os cosméticos, em sua maioria extraídos da natureza, eram utilizados para hidratar, colorir as bochechas, mãos, pés, mamilos, cílios e olhos. Os elementos naturais utilizados na época para se maquiar eram: o chumbo, giz, óleo de oliva, barro, gordura animal, kohl e a hena.

A SEDUÇÃO DE CLEÓPATRA

cleopatra

Foto: divulgação

A rainha do Egito, considerada um padrão ideal de beleza na época, banhava-se em leite de cabra, usava máscaras faciais de argila e maquiava seus olhos com pó de kohl.

3.  A Maquiagem na Grécia

 

Os gregos aderiram a maquiagem já com a intenção de ficar bonito para as pessoas. Valorizavam os cuidados com o corpo, a higiene e exercícios físicos. Diferente das egípcias, as gregas pintavam os olhos esfumando e deixando sombreados.

E aí, o que esta achando da história da maquiagem? Você sabia que tudo havia começado na pré-história?  Comenta aqui embaixo. E não deixe de ler a continuação, ok?

 

Curtiu o Post? Compartilha!! Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestShare on Tumblr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *